Por Tamara Lubrano Damianovic*
Você já notou que, quando um produto é muito tecnológico, fica pouco atrativo esteticamente? Pense nas meias Kendall ou nas roupas segunda pele que os atletas usam nas partidas de futebol, inclusive, por baixo dos uniformes. Aquela frase que diz “não se pode ter tudo nessa vida”, parece que se aplica nesse contexto.
Porém, consumidores de artigos esportivos, alguns estudiosos em desenvolvimento de produto, estilistas e esportistas, indignados com essa afirmação pessimista, bateram o pé com força e reivindicaram o estilo e o senso estético aos itens esportivos tecnológicos.
Reivindicação aceita. E o que vemos hoje são produtos cada vez mais coloridos, com estampas diversas, cortes modernos que atraem a atenção tanto de atletas e praticantes de esportes amadores como dos fashionistas, que incorporaram esse estilo esportivo e confortável aos seus looks vanguardistas.
E a versatilidade dos itens esportivos não para por aí. Eles foram bem recebidos até no ambiente de trabalho. Hoje, é possível vermos peças de alfaiataria desfilando em meio a tênis, calça de moletom junto com salto alto, jaqueta corta vento misturada com saias e meias de compressão coloridas aparecendo discretamente ao dobrar a barra de uma calça jeans.
E o estilo fitness? Esse sempre teve muita força nas academias, mas parecia que era um movimento local, algo do nosso país. Mas você sabia que algumas marcas internacionais como a adidas, por exemplo, rendeu-se à ousadia e alegria dos nossos looks de academia e fez um estudo profundo sobre o corpo da brasileira e suas preferências, adequando toda a coleção fitness para esse público? O resultado são produtos mais coloridos, estampados e com cortes que valorizam as curvas da mulher brasileira. Isso sem falar no famoso tecido de efeito “blackout”, que soluciona o problema da transparência nas calças legging, especialmente durante os exercícios de agachamento. E, detalhe: essa atualização da coleção fitness da adidas não aconteceu exclusivamente no Brasil. O mundo todo participa desse movimento. Que sucesso!
Mas as novidades em estilo e tecnologia não se destinam exclusivamente às mulheres. Os rapazes estão surfando nessa mesma onda, com tênis esteticamente modernos e coloridos, roupas de compressão com estampas, cores e cortes que permitem ser usadas como peça principal do look (não precisa mais ficar escondida por ser considerada feia ou antiquada), calças de moletom sendo usadas com blazer ou jaqueta de couro e bermudas com cortes especiais, que possibilitam realizar movimentos de agachamento sem que o “cofrinho” apareça (aí sim o treino se torna uma atividade bem mais elegante!).
Com isso, vemos que as marcas escutaram os pedidos dos atletas e praticantes de esportes quanto a união entre funcionalidade dos produtos tecnológicos e beleza estética, permitindo que possamos levar o nosso estilo pessoal à prática de exercícios e com o bônus de poder explorar essa funcionalidade também nos momentos casuais ou de trabalho. Isso evidencia que uma linda amizade entre esses opostos cresce cada dia mais. E viva a diversidade!
*Tamara Lubrano Damianovic é consultora de estilo pessoal, head da LUB Estilo.
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